Uma forte instabilidade irá se formar, trazendo chuva excessiva e risco de temporais ao longo desta semana para parte do Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, o período mais crítico de instabilidade deve se dar entre a próxima quarta e sexta-feira, quando se espera chuva volumosa com possibilidade de temporais isolados, queda de granizo e vendavais.
Neste começo de semana, o sol ainda aparece com nuvens em todo o território gaúcho, onde os próximos dois dias permanecerão quentes para os padrões de maio.
Só a partir da noite de quarta-feira que a instabilidade começa a se formar na maioria das cidades gaúchas, trazendo chuva excessiva com volumes 100% a 200%, mas nada comparado ao mesmo período de 2024.
Ainda segundo o instituto, bacias que desembocam em Porto Alegre com nascentes na Serra e no Litoral, como do rios Taquari, Caí, Sinos e Gravataí, não devem ter acumulados excessivos de chuva.
As precipitações mais intensas devem se concentrar na Metade Oeste do estado, assim os rios destas regiões vão exigir atenção ante a possibilidade de cheias, como são os casos dos rios Quaraí, Ibirapuitã e Ibicuí.