Uma onda de calor muito intensa e prolongada deve atingir nos próximos dias o sul do país e principalmente o Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, a temperatura se elevará devido a uma bolha de calor vai se instalar, trazendo temperaturas muito altas e bem acima da média para a época em vários estados do Brasil.
A onda de calor será tão prolongada em algumas regiões que o calor excessivo vai se estender até o fim do verão. Com o calor intenso e abafado, não se descarta chuva e temporais em algumas regiões.
Os gaúchos já sentirão a força do calor a partir da próxima terça-feira com máximas generalizadas acima de 30ºC. Porém, os dias mais quentes devem ser a quarta-feira e a quinta-feira, com máximas de 37ºC a 39ºC.
Mesmo a Serra não deve escapar do calorão com registros de 33ºC a 34ºC na quinta-feira. Porto Alegre e região metropolitana a temperatura irá variar de 34ºC a 38ºC.
Esse período de final de verão será de calor muito intenso para os gaúchos, antes de troca de estação que terá as temperaturas mais agradáveis.