Cerca de 222 mil proprietários de veículos que não pagaram o IPVA 2025 terão seus débitos inscritos no Serasa, a partir deste domingo (17), segundo a Receita Estadual Gaúcha.
A inclusão no cadastro pode dificultar o acesso a crédito e financiamentos, além disso, veículos com débitos em atraso estão sujeitos a multas e autuações caso sejam flagrados em circulação.
Até agora, a inscrição em Dívida Ativa, realizada no final de julho, já resultou no recolhimento de R$ 133 milhões aos cofres públicos. Parte desse valor é repassada automaticamente às prefeituras.
Os proprietários ainda podem quitar o imposto antes da inclusão na Serasa. O pagamento pode ser feito pelo Portal do IPVA RS, QR Code Pix, ou diretamente pelo app do banco, utilizando a placa e o Renavam do veículo.
É importante ficar atento a golpes e utilizar apenas sites oficiais terminados em “rs.gov.br”. O IPVA deve ser pago por proprietários de veículos fabricados a partir de 2006.
Bancos, lotéricas e mais de 760 instituições financeiras oferecem opções de pagamento, incluindo Pix, facilitando a regularização do imposto antes que haja complicações com o nome na Serasa.