Após esperar por ajuda, por dois dias no telhado da sua casa, a jovem Débora Miriam Ramires da Silva, 17 anos, finalmente foi resgatada bairro Mathias Velho, em Canoas.
Grávida, ela entrou em trabalho de parto na última quarta-feira e teve o pequeno Heitor. Ele nasceu no Hospital Universitário, pesa 3.120 kg e tem 54 centímetros. Inicialmente, Débora ficou no abrigo localizado na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, no bairro Guajuviras. Agora, ela vai para a casa da sogra, em Tramandaí.
“Foi uma loucura, a gente passou pelo desespero, mas agora estou mais tranquila, o meu bebê nasceu. Estou bem feliz que ele tenha nascido”, destacou Débora, dizendo estar emocionada com o primeiro Dia das Mães que irá vivenciar, no próximo domingo (12).
Antes do resgate, contou, o medo foi maior que a esperança de conseguir sair da casa onde vivia e que foi inundada pela força das águas. “Eu senti bastante medo, de não poder salvar meu irmão que estava comigo. Após o nosso salvamento, eu fiquei mais tranquila”.
O coordenador de Relações Comunitárias da Prefeitura e responsável pela equipe do abrigo da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, Diego Santa Helena, relatou que todo o trabalho de parto da gestante teve acompanhamento da equipe — até ela ser levada ao hospital.
“Ter contribuído emociona, pois a gente pode ajudar em um momento de tanta vulnerabilidade. E ajudar uma família que perdeu tudo e, em meio à tragédia, ter a alegria do nascimento de uma criança”. PMC.