Exemplo de dedicação e força de vontade são poucos adjetivos para definir Larissa Cristina da Costa. A jovem de 19 anos, moradora do bairro São Vicente, foi uma das aprovadas no vestibular deste ano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Entretanto, a história de Larissa vai muito além dos números, listões e estatísticas. Aluna da rede municipal, ela fez a preparação para o vestibular mais concorrido do estado, contando apenas com a sua dedicação, foco e os livros da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato de Gravataí.
Além do acervo geral, os livros didáticos expostos para doação em frente à biblioteca foram fundamentais para o processo de estudo da jovem que sonha com a faculdade de medicina desde o ensino médio. Claúdia Netto, bibliotecária da Biblioteca Municipal, que acompanhou a trajetória da estudante em inúmeros dias na Monteiro Lobato, emocionou-se com a história de Larissa.
“É gratificante e emocionante ver onde a Larissa chegou e poder enxergar que o nosso trabalho na biblioteca pode mudar vidas e levar conhecimento para tantas pessoas”. Larissa conta que tem toda a formação oriunda de escolas e instituições públicas, nas quais contou com apoio de professores e funcionários, e ressalta as melhorias que a cidade tem recebido no setor de educação.
“Após frequentar o ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Áurea Celi Barbosa, aos 15 anos, ingressei no IFSUL, mas optei por sair devido às dificuldades do ensino à distância durante a pandemia. Decidi concluir o ensino médio pelo Enceja, pela praticidade e acessibilidade.
Em 2022, com uma boa nota no Enem, fui aprovada em Fonoaudiologia na UFCSPA, porém, decidi não me matricular, pois almejava Medicina e acreditava que com mais esforço teria chances de alcançar esse objetivo no vestibular. Contei com o apoio de muitos profissionais da educação, que foram fundamentais, além das melhorias na educação que a cidade tem passado”.
“Foi um período intenso e trabalhoso, mas muito recompensador”, completou Larissa, que também descobriu que seria mãe durante os estudos e prestou o vestibular com cinco meses de gestação.
Orgulhosa pela conquista da filha, Glória Wolff falou sobre o incentivo ao uso dos locais públicos para a educação. “Além de estar com muito orgulho da Larissa, eu quero que a história dela sirva para incentivar mais jovens a usarem o espaço da biblioteca para estudar e correr atrás dos seus sonhos, doarem livros e irem cada vez mais longe”, finalizou.
Localizada na Rua Coronel Fonseca, 936, no centro de Gravataí, a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato conta com um acervo de 24 mil títulos, incluindo livros didáticos, além de áreas variadas da literatura mundial, e tem funcionamento de segunda a sexta das 9 às 17h.
O catálogo da biblioteca pode ser acessado de forma online por meio do site e os cadastros para locação podem ser feitos mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de residência. O local também conta com espaços para estudos, saraus e apresentações, e aceita doações de livros, que podem ser entregues no endereço citado. PMG.