A Câmara Municipal aprovou uma lei que determina que as salas de cinema realizem a cada trimestre, ao menos, uma sessão de cinema para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares em Gravataí.
A proposta, de autoria do vereador Thiago De Leon (PDT), denominada de “Sessão Azul” busca oferecer um ambiente adaptado às necessidades sensoriais desse público.
As Sessões Azuis terão: Iluminação suave e som em volume reduzido; liberdade para que crianças e familiares entrem e saiam da sala durante a exibição; ausência de trailers e espaços acolhedores para movimentação livre.
Além disso, os cinemas deverão utilizar símbolos inclusivos, como o quebra-cabeça (representando o autismo), o girassol (deficiências ocultas) e o infinito (neurodiversidade), para identificar as sessões.
“Com essa lei, garantimos o direito ao lazer de crianças com autismo e promovemos maior acolhimento para suas famílias, criando um espaço inclusivo que respeita as necessidades de cada indivíduo”, disse De Leon.
As salas de cinema na cidade terão até 90 dias para se adequarem às novas exigências determinadas pela nova lei para as crianças com autismo.