As praias, gaúchas, já registram neste verão um número recorde de aparições de águas-vivas que já contabilizam mais de 13 mil casos de queimaduras em apenas 12 dias. Veja o vídeo!
Somente na última quarta-feira (1º), foram registrados mais de 4,1 mil casos, enquanto na terça-feira (31), houve 2,8 mil notificações. O levantamento abrange toda a faixa litorânea do Estado, de Torres ao Chuí, com a maioria das ocorrências concentrada no Litoral Norte (13.004), enquanto o Litoral Sul registrou 393.
As praias com maior número de incidentes incluem Capão da Canoa (1.520), Tramandaí (1.519) e Balneário Pinhal (1.456). Para alertar os banhistas, guarda-vidas têm hasteado a bandeira roxa, que sinaliza a presença de animais marinhos perigosos. Em casos de queimaduras, é fundamental aplicar vinagre na área afetada.
O uso de água doce, como de torneiras ou chuveiros, deve ser evitado, pois pode intensificar a irritação. A recomendação é lavar o ferimento com água do mar e, se necessário, buscar atendimento médico.
Ver esta publicação no Instagram