A prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, assinou a ordem de início para a construção da nova Unidade de Saúde Animal de Gravataí.
A cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira, 26, ocorreu no local que sediará o espaço responsável pelo atendimento clínico de animais, na Rua Annibal Carlos Kessler, 152, bairro Moradas do Sobrado. No ato, também foi assinada a ordem de início da reforma do Canil Municipal, localizado na Estrada Leonel Cabeleira Bitelo, 271. Atualmente, o espaço conta com centenas de animais disponíveis para adoção.
A Usag, que atualmente está localizada junto ao Canil, é responsável por prestar atendimentos clínicos a animais domésticos vítimas de maus-tratos, visando a sua recuperação de forma saudável e cuidadosa. A nova Unidade, que terá obra executada pela Creare Soluções e Engenharia, vai expandir o grau de atendimentos, possibilitando uma aproximação maior da população em buscar os serviços prestados, melhorando o acesso ao local.
O atendimento continuará sendo para animais domésticos e com o acompanhamento de triagem, para animais silvestres, que serão levados para o estado.
O Prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância dos cuidados com o bem-estar animal, além de salientar a participação de todos os envolvidos no projeto. “A cidade tem o dever de cuidar de todos e obviamente, também dos nossos animais. Milhares de animais serão beneficiados por esse projeto tão bem executado por quem se propõe e faz um trabalho sério”.
Com a obra concluída, a USAG se tornará a maior clínica pública de atendimento a animais domésticos do estado do Rio Grande do Sul.
A vereadora Márcia Becker, no ato, representando a Câmara de Vereadores, enfatizou que a obra é a realização de um sonho.
“Depois que o Canil Municipal foi reestruturado já começamos a dar a verdadeira importância para o cuidado com os animais. Trazer a Usag para um local mais próximo e com melhor estrutura é ver um sonho se realizando”, destacou a parlamentar engajada nas causas animais. Via: PMG.