Abraçando o título de melhor cidade para se viver e investir, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, emitiu 7.223 alvarás nos últimos três anos, sendo que foram abertas 2.161 novas empresas somente no ano de 2023, em Gravataí.
Os números demonstram a celeridade e qualidade dos serviços prestados aos empreendedores da cidade por meio do governo municipal, garantindo pelo segundo ano consecutivo a certificação Diamante da Sala do Empreendedor de Gravataí.
De acordo com o secretário da SMDET João Maria Lima de Campos, a abertura de novas empresas impulsiona a economia da cidade de diversas maneiras. “Esse processo cria oportunidades de emprego, estimula o consumo local, aumenta a arrecadação de impostos municipais e contribui para o desenvolvimento econômico geral, promovendo um ciclo positivo de crescimento”, explica.
Ele também lembra que estas novas empresas, muitas vezes, trazem inovação e diversificação para o mercado local, fortalecendo a base econômica da cidade.
Com o objetivo de facilitar o processo de abertura de empresas, fornecer informações sobre regulamentações locais, oferecer incentivos fiscais, promover treinamentos, capacitações e criar um ambiente de negócios favorável, a Prefeitura desempenha um papel crucial no apoio aos empreendedores.
“O governo municipal também colabora na infraestrutura urbana, melhorando a acessibilidade e segurança, para fortalecer o ecossistema empreendedor. Essas ações ajudam a criar um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios locais e a prosperidade da comunidade”, conclui o secretário. PMG.