Um forte reforço de ar polar trará nesta semana mais frio e possibilidade de geada generalizada e neve para o Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, um ciclone extratropical que atua no oceano impulsiona uma nova frente fria com aumento de nebulosidade que avança agora para norte, precedendo o reforço de ar polar.
Esse reforço de ar polar prolonga o frio e a primeira metade desta semana será marcada por noites muito frias para todos os gaúchos. O amanhecer mais frio será na terça-feira, com mínimas negativas em muitas localidades.
Nas áreas de maior altitude, os termômetros podem indicar mínimas tão baixas quanto -7ºC a -5ºC. Em Porto Alegre, a terça-feira pode amanhecer com 4ºC ou 5ºC, mas no Sul da cidade pode fazer 1ºC ou 2ºC.
Na Grande Porto Alegre, a terça-feira amanhecerá com 0ºC a 2ºC. Há chance pequena a média de precipitação invernal, seja chuva congelada ou neve, entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira.
A nova incursão de ar polar, com a atmosfera mais seca, vai trazer geada generalizada para várias regiões e deve ser observada até em pontos da capital gaúcha e mesmo no Litoral Norte, onde não costuma gear.