A intensa massa de ar quente que há dias toma conta do estado, irá atingir a sua força máxima nesta quarta-feira (11), no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, isso ocorre por conta de uma corrente de rajadas de vento nos baixos níveis da atmosfera, que irá resultar no aumento da temperatura.
Essa massa de ar ainda transporta mais fumaça para o estado, favorecendo uma densa camada de fuligem com expectativa de mais um dia de baixa qualidade do ar e céu cinzento na maioria das regiões.
A previsão para amanhã é de um amanhecer abafado com mínimas entre 22 e 24°C em diversas regiões e máximas podendo chegar próxima dos 38ºC na região metropolitana de Porto Alegre.
Durante a tarde o ar seco garante a presença do sol e o vento se encarrega de elevar rapidamente a temperatura, com previsão de uma tarde escaldante para os padrões de setembro.
A exceção será a campanha e o sul gaúcho, que terão máximas ao redor de 18 a 20°C por conta da instabilidade que se aproxima com muitas nuvens e chuva pondo fim a onda de calor.