Uma forte massa de ar quente irá provocar um período de vários dias de chuva forte, com risco de temporais em todo o Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, após vários dias de temperatura abaixo da média, ar quente volta a tomar conta do estado neste começo de semana, com acentuada elevação da temperatura e tardes de forte a intenso calor.
Isso fará com que o tempo mude já no início de semana, em especial a partir da tarde para a noite em parte do estado. No decorrer desta semana a instabilidade avança para as demais regiões gaúchas.
Volumes altos de chuva e temporais devem ser esperados nesta semana em diferentes pontos. Projeta-se uma grande variabilidade de volumes de chuva que serão consequência de dois fatores.
Esses fatores são vários dias seguidos com registro de chuva e momentos de precipitação com forte intensidade, inclusive com ocorrências localizadas de chuva torrencial.
Com isso, é alto a probabilidade que ocorram temporais isolados no decorrer da semana que podem provocar chuva localmente forte a intensa com raios, não se descartando episódios localizados de granizo e vendavais.
Não é uma situação de tempo severo generalizado, como ocorreria com uma frente fria avançando sobre uma massa de ar quente, mas ocorrências pontuais em localidades diversas e de forma localizada.
Em se tratando de episódios isolados associados ao calor e à umidade, não há como se indicar com dias de antecedência onde ocorrerão, o que só é possível a curto prazo.