Um objeto luminoso cruzou o céu gaúcho e deixou um impressionante rastro de luz, visto em várias cidades do Rio Grande do Sul.
Pessoas de várias cidades registraram o momento da passagem do rastro luminoso, deixando muitas dúvidas do que se tratava aquela bola de fogo que iluminou o céu.
O fenômeno também foi registrado pelas câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara. Segundo o professor Carlos Fernando Jung, trata-se da reentrada do estágio superior de um foguete russo Soyuz SL-4 RB.
O lançamento do foguete ocorreu na última terça-feira (22), no Cosmódromo de Baikonur, administrado pela Rússia, no Cazaquistão, às 22h08 da terça (hora de Brasília).
Uma espaçonave robótica de carga Russian Progress foi lançada em direção à Estação Espacial Internacional a bordo do foguete, cujo estágio reingressou no Rio Grande do Sul.
O foguete transportou ainda três toneladas de suprimentos para o laboratório em órbita, ou seja, o faixo de luz não é meteoro, satélite e muito menos o super-homem, mas sim um lixo espacial.