Morreu na última segunda-feira (16), vítima de um câncer, o sargento aposentado Ricardo Fernandes, de 67 anos, ele era morador do bairro Morada do Vale 3, em Gravataí.
Ricardo Donativo, como era conhecido, dedicou mais de 30 anos da sua vida ao voluntariado, arrecadando e distribuindo doações de roupas, agasalhos e outros itens essenciais para famílias carentes de todo o Brasil.
Sargento aposentado da Brigada Militar, ele abriu mão de seu conforto para ajudar o próximo, transformando-se em um ícone de generosidade. A sua atuação, nas associações comunitárias, deixa uma lacuna irreparável.
Ricardo foi reconhecido com diversas honrarias concedidas por prefeituras, câmaras de vereadores, igrejas e instituições em gratidão à sua “caravana da solidariedade”, que marcou presença em inúmeros locais.
A nora, Geisiane Ramos e o filho Alexandre Saldanha, disseram ao Gravataí 24 Horas o quanto ele era generoso e que deixa um grande legado de compaixão e generosidade.
“Queremos expressar nossa mais profunda gratidão por tudo o que ele fez pelo nosso povo, não apenas em Gravataí, mas também fora do estado. Sua generosidade e dedicação transcenderam fronteiras, levando conforto e esperança a inúmeras famílias. Seu legado de amor ao próximo será eterno.” Disse Geisiane ao G24.