O prefeito Sebastião Melo, coordenou reunião extraordinária com Defesa Civil e órgãos de serviços da prefeitura, na manhã desta segunda-feira (25), no Centro Administrativo Municipal.
Foi determinado o fechamento preventivo do sistema de comportas do Guaíba. A medida é para evitar que a área central alague caso o nível do lago chegue aos 3 metros. Serão fechados oito dos 14 portões. Outros seis que já são fechados permanentemente serão reforçados com 2 mil sacos de areia.
A equipe do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) vai iniciar a operação às 14h pelo portão 3, localizado em frente ao Tribunal de Contas (TCE-RS). A decisão foi tomada por conta dos alertas de temporais nos próximos dias, com previsão de até 100 milímetros na terça-feira (26).
Além disso, na quarta-feira (27), o vento sul deve atuar em direção à Capital, represando a água e evitando o escoamento para a Lagoa dos Patos. Para reforçar o atendimento e acolhimento de desabrigados, o prefeito determinou a preparação do abrigo do Demhab, localizado no bairro Santana, com capacidade para 80 vagas.
O Ginásio Gigantinho, junto ao Estádio Beira-Rio, também será vistoriado em caso de necessidade de mais espaço ou transferência de pessoas abrigadas na Região das Ilhas.
Também foi discutida a possibilidade de comprar vagas temporárias para animais desabrigados em abrigos. O próximo passo será um chamamento público e avaliação de orçamentos. Via: PMPA.