A nova Unidade de Saúde da Família (USF) Aristides D’ávila já tem data para ser inaugurada. Será já na próxima quarta-feira (27), a partir das 17h, quando a prefeitura entregará o serviço de saúde à população.
Equipada, moderna e acessível, a estrutura é a quarta unidade de saúde viabilizada pelo governo municipal desde o ano passado. A obra é uma iniciativa do Qualifica Atenção Primária, programa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que cuida da atenção básica à saúde.
A entrega da nova unidade de saúde é uma reivindicação antiga da comunidade atendida e dos profissionais que prestam os atendimentos no local, até então instalado em um imóvel locado e com problemas de acessibilidade. A qualificação das unidades de saúde, assim, vai ao encontro das medidas adotadas pela SMS, cujo objetivo é qualificar a saúde em prol dos munícipes.
Ao menos outras seis unidades de saúde serão entregues à população de variados bairros da cidade até o final deste ano, possibilitando melhorias significativas à saúde dos gravataienses. Com o novo espaço, também será possível implementar a oferta de atendimento odontológico com uma equipe de Saúde Bucal, composta por um dentista e um auxiliar de saúde bucal.
Localizada na rua Curumim, número 340, no bairro Dona Mercedes, a nova unidade de saúde Aristides D’ávila terá sala de vacinas, sala de curativos, sala de inalação e sala de triagem e procedimentos. Além disso, contará com consultórios para atendimento médico, odontológico e de enfermagem, bem como um espaço destinado aos profissionais de saúde.

Duas equipes de Saúde da Família – compostas, cada uma, por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde – , assim como uma equipe de Saúde Bucal, irão realizar os atendimentos. Além disso, a unidade de saúde recentemente recebeu a primeira médica residente na área de Família e Comunidade a atuar na rede municipal, de forma a qualificar e aperfeiçoar os atendimentos.
Em média, serão 3 mil atendimentos mensais para moradores dos bairros Parque dos Anjos, Girassol, Parque dos Ferreiros, Dona Mercedes, Parque Sinimbu e Dona Idalina. Desta forma, os usuários do serviço de saúde terão acesso a consultas médicas, odontológicas e de enfermagem para os diversos ciclos de vida (gestantes, crianças, adultos e idosos).
A SMS lembra ainda que haverá atendimentos domiciliares e atividades de prevenção e promoção à saúde. Além disso, contará com procedimentos como curativos, aplicação de medicações, vacinação e realização de testes rápidos de gravidez e para diversas patologias. O local terá capacidade para atender um território de abrangência de até 8 mil pessoas, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Três unidades de saúde já foram entregues pelo governo municipal: USFs Itatiaia, Granville e Morada do Vale. Outras seis (Cohab B, Barro Vermelho, Érico Veríssimo, Vila Branca, Nova Conquista e Centro) serão inauguradas até dezembro deste ano.
Com as novas estruturas, a prefeitura visa melhorar a qualidade de vida e bem-estar tanto dos profissionais de saúde que prestam os atendimentos quanto da população que acessa os serviços de saúde. PMG.