Este domingo, além de ser marcado pelo friozinho que predomina o clima, ainda nos trouxe outra bela surpresa, quando moradores flagraram nuvens coloridas no céu, em várias cidades do Rio Grande do Sul.
O fenômeno conhecido como iridescência, ocorre quando partes das nuvens são finas e têm gotículas de tamanho semelhante, a difração da luz solar pode fazê-las brilhar com cores.
Segundo a MetSul, as cores geralmente delicadas podem estar em manchas ou faixas quase aleatórias nas bordas das nuvens. As bandas e cores mudam ou vêm e vão conforme a nuvem evolui. Ocorrem mais frequentemente em nuvens Altocumulus, Cirrocumulus e especialmente em nuvens lenticulares.
Raios de luz são dobrados ao redor da periferia da gota, quase como se estivessem deslizando ao longo de sua borda. É semelhante aos tons que vemos em uma bolha de sabão, mancha de óleo ou em um DVD.
Para ser uma nuvem iridescente, todas as gotículas devem ter tamanho quase uniforme e a nuvem precisa estar perto do sol do ponto de vista do observador.
Isso geralmente não acontece no topo das tempestades, já que as gotas de água estão entrando em uma região mais fria da baixa atmosfera e fazendo a transição para o gelo.