Uma onda de calor extremo, que começa a se formar no início da semana, poderá trazer o risco de tempestades para o Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, a onda de calor que começou neste domingo, será de longa duração e potencializará a ocorrência de temporais isolados que localmente podem ser fortes a severos.
O calor se intensifica no decorrer da semana com máximas que devem atingir de 36ºC a 39ºC na Grande Porto Alegre. Na região oeste do estado, as máximas devem superar os 40ºC.
A temperatura deve seguir intensa ao longo dos dias, podendo durar até duas semanas. O calor excessivo vai favorecer a ocorrência de temporais isolados fortes a severos, mas em poucos lugares e de forma localizada.
Ainda segundo a MetSul, em se tratando de episódios isolados de tempo severo associado ao calor e à umidade, não há como se indicar onde exatamente ocorrerão os temporais fortes com grande antecedência.
Em dias de temperaturas altas, as chuvas podem trazer danos por destelhamentos, queda de árvores, postes e cortes de luz. Em caso de emergência ligue para o 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros.