Uma forte onda de calor, com marcas extremas de temperatura em vários estados e uma alta probabilidade de quebra de recordes históricos, atingirá o Brasil.
Segundo a MetSul, as temperaturas máximas serão muito fora do comum, mesmo em cidades habituadas a calor muito intenso, com marcas 10ºC a 15ºC acima da climatologia histórica em algumas tardes.
Os dados analisados indicam que há o potencial deste novo episódio de calor excepcional superar em intensidade os eventos históricos de calor de setembro e outubro.
A onda de calor já está nos seus estágios iniciais e tende a ganhar muita força durante os próximos dias. Os dados indicam temperatura muitíssimo acima da média até o final desta semana.
Não bastasse, a temperatura deve se elevar ainda mais durante a semana que vem com marcas extremamente altas e potencialmente recordes em várias cidades de diferentes estados.
O Centro-Oeste, o interior de São Paulo e pontos de Minas Gerais podem ter máximas em muitas cidades de 42ºC a 44ºC, mas com registros em algumas cidades tão altos quanto 45ºC a 46ºC ou mais.
Belo Horizonte pode ter o recorde com máximas em torno de 40ºC. Também a cidade do Rio de Janeiro pode anotar máximas extraordinariamente altas com muitos dias acima de 40ºC.
A área de alta pressão em altitude, típica de bolhas de calor, que atuará em outras regiões trará uma enorme convergência de umidade com chuva extrema para o Rio Grande do Sul.