As passagens dos ônibus das linhas municipais sofrerão reajuste que entra em vigor a partir da meia-noite deste sábado (19), em Gravataí. A tarifa do transporte coletivo municipal será reajustada para R$ 7,40.
Segundo a prefeitura, mesmo com esse novo valor, ainda assim, representa cerca de 60% da tarifa técnica do sistema, que atualmente está em R$ 11,67, valor que reflete o custo real do transporte por passageiro.
A diferença é coberta pela prefeitura, que, desde 2022, mantém um programa de aporte financeiro para viabilizar o acesso de grande parte da população ao transporte público. Apesar dos esforços, o número de passageiros segue diminuindo, o que compromete o equilíbrio econômico-financeiro da operação.
Em maio de 2019, antes da pandemia, o número de passagens pagantes era de 358.611. Neste ano, no mesmo período, o número foi de 255.892, uma redução de quase 30% no número de pagantes. Cerca de 40% dos passageiros como idosos, estudantes e pessoas com deficiência não pagam tarifa devido à lei de gratuidade.
Ainda segundo a prefeitura, apesar dos desafios, o município segue oferecendo um dos sistemas mais modernos da região metropolitana. A frota municipal de 68 veículos conta com GPS, integração tarifária com ônibus intermunicipais, bilhetagem digital e cerca de 50% têm até três anos de uso e ar-condicionado.
O contrato atual de concessão do transporte coletivo irá vigorar até o primeiro semestre de 2026. Para planejar um novo modelo mais eficiente e moderno, a prefeitura contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que está desenvolvendo os estudos técnicos para a reestruturação do sistema, incluindo a revisão de linhas, tipos de veículos, metas de eficiência e melhorias no controle e na prestação do serviço.