A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (7), dezessete pessoas suspeitas de integrarem uma organização criminosa responsável pelo roubo de cargas na Grande Porto Alegre.
Mais de 100 policiais civis cumpriram 39 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva nas cidades de Capão da Canoa, Porto Alegre, Canoas, Alvorada e Gravataí.
Segundo as investigações, a organização criminosa especializada em roubo de carga de cigarro, possuía uma clara divisão de tarefas, como mentor intelectual, financiadores, autores pela abordagem dos motoristas, suporte logístico (obtenção de material, veículos, jammer, recebimento e comercialização de cargas roubadas).
O principal alvo da ação possui passagens policiais pelos crimes de organização criminosa, receptação, roubo majorado, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, adulteração de sinal identificador de veículo.
Além de posse ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico, posse de drogas para consumo, associação criminosa, resistência e desacato.
A operação também atinge empresários, os quais tiveram suas prisões preventivas decretadas. As investigações seguem em sigilo para identificar toda a organização responsável pelos roubos.