Com os problemas causados pela enchente, o Dom João Becker tem sido um dos principais centros hospitalares para atendimento dos municípios da Grande Porto Alegre.
Desde o início do mês, quando os efeitos do clima severo começaram a surgir, de cada quatro pacientes que deram entrada nas emergências do HDJB, uma não reside em Gravataí.
Nos primeiros oito dias de maio, o pronto atendimento do hospital atendeu 2.052 pessoas, sendo que 22,27% desses são de cidades como Canoas, Alvorada, Eldorado do Sul, Porto Alegre e Cachoeirinha.
Mesmo com colaboradores afetados pela enchente, com dificuldades de deslocamento, o Dom João Becker tem mantido as equipes praticamente completas, sem comprometer o atendimento.
“Estamos acompanhando com atenção os desdobramentos dessa calamidade e conseguindo atender a demanda que já se apresenta, não só em pacientes de nossa cidade, mas dos municípios vizinhos. O Dom João Becker se tornou uma importante referência em saúde nesse momento e temos consciência dessa responsabilidade”, afirma o superintendente, Antonio Weston.
Na Unidade de Internação SUS, o percentual de pacientes de outras cidades é similar o das emergências (24%). O hospital tem redobrado esforços não só no atendimento em saúde decorrente da enchente, mas também promovido a destinação de donativos aos desabrigados.
Na segunda-feira (05), dirigentes do hospital entregaram colchões, kits de higiene, toalhas de banho, cobertores, roupas e água mineral ao vice-Prefeito Levi Melo no posto de coleta montado junto ao CTG Aldeia dos Anjos.
“Temos colaboradores extremamente engajados, que cumprem um papel que vai além do caráter assistencial. Isso se torna ainda mais evidente em situações como essa que estamos enfrentando”, completa Weston. A ação de entrega foi articulada via Comitê de Humanização do Hospital. HDJB.