Um terremoto seguido de um estrondo repentino surpreendeu moradores na tarde desta quinta-feira (27), na cidade de Pelotas.
Apesar do susto inicial, a população não sofreu maiores consequências, devido à baixa intensidade do evento que durou apenas alguns segundos.
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, confirmou que o fenômeno foi um terremoto de 2,5 graus na Escala Richter. A Defesa Civil informou que “não foram identificados quaisquer danos” causados pelo tremor.
Desde 2012, 16 pequenos terremotos foram registrados na região, com o maior deles sentido em Mostardas, no Litoral Norte, atingindo uma magnitude de 3,7 graus.
“São tremores que não causam danos, apenas assustam se estiverem próximos à cidade. Quando a pessoa começa a sentir, o tremor já passou,” explicou o professor George Sand, do Centro de Sismologia da USP.
Ele acrescentou que em terremotos de pequena magnitude, ocorrem movimentos tectônicos de poucos centímetros, liberando energia que é percebida pela população.