Entrou em vigor, na última quarta-feira (10), a lei aprovada da PL do Vereador Bombeiro Batista (sem partido), que dá direito às pessoas com fibromialgia de terem uma carteirinha de identificação.
Com este documento, elas terão atendimento preferencial em órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e privados na cidade de Gravataí.
Em conversa com o Gravataí 24 Horas Notícias, o vereador comentou a importância desta lei para a população. “É uma grande vitória para todos que possuem esta síndrome, que causa dores severas diariamente.”
A Síndrome da Fibromialgia, é uma condição que pode se manifestar por todo o corpo, causando sensação de dor muscular intensa, somada a um cansaço, sono em excesso, sensibilidade ao toque, e pode levar a depressão.
A carteirinha será expedida pela Secretaria Municipal de Saúde via protocolo, sendo necessário ter o laudo médico especificando o “cid” desta doença considerada crônica e todos os documentos pessoais do solicitante.