A 2ª DP deflagrou nesta quarta-feira (10), a Operação Consociatio que tem objetivo de combater uma associação criminosa responsável por diversos roubos em Gravataí.
A investigação começou em abril, após um aumento expressivo nos casos de roubo de veículos no município. Desde então, a ação resultou no cumprimento de 14 mandados de prisão e 4 mandados de busca e apreensão, além da apreensão de um adolescente apontado como mentor de parte dos crimes.
De acordo com a delegada Luana Tamiozzo Medeiros, os criminosos nem sempre agiam juntos, mas se reorganizavam a cada novo assalto. Um dos casos que mais chamou a atenção foi o de um menor de 17 anos, sem antecedentes, que orquestrou algumas das ações, sendo considerado o mentor intelectual dos delitos.
Ele foi apreendido e submetido à internação provisória na FASE. A polícia atribui ao grupo ao menos dois roubos a residências, nos quais as famílias foram feitas reféns sob a mira de armas e obrigadas a realizar transferências via PIX, além de um roubo de veículo com restrição de liberdade e um assalto a um comércio.
Durante as ações, os policiais também apreenderam diversos bens roubados: uma caminhonete S10, R$ 36 mil em dinheiro, uma bicicleta avaliada em R$ 18 mil, dois televisores e um videogame Playstation 5.
Um dos suspeitos foi preso em flagrante no dia 6 de junho, com os objetos em casa — já devolvidos às vítimas. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos nos crimes.