A Polícia Civil realizou na manhã desta quinta-feira (10), uma megaoperação contra uma organização criminosa envolvida com agiotagem, extorsão, tortura e lavagem de capitais. Veja o vídeo!
Batizada de Operação Sísifo, a ofensiva mobilizou 250 policiais e 65 viaturas para o cumprimento de mandados em oito cidades gaúchas: Porto Alegre, Alvorada, Gravataí, Tramandaí, Viamão, Cachoeirinha, Canoas e Guaíba.
Foram expedidos 18 mandados de prisão preventiva e 54 de busca e apreensão, além do sequestro de veículos, embarcações, imóveis e bloqueios de contas bancárias.
Ao todo, 15 pessoas já foram presas e mais de R$ 170 mil em espécie foram apreendidos. As investigações começaram após um furto milionário a uma agência bancária em 2013 e revelaram a atuação de mais de 40 integrantes do grupo, entre pessoas físicas e jurídicas.
Os criminosos “caçavam” devedores com ajuda de anúncios em aplicativos, oferecendo até recompensas por informações. Após localizar as vítimas, o grupo iniciava agressões físicas e psicológicas gravadas para intimidar outros inadimplentes.
A rede criminosa teria movimentado mais de R$ 40 milhões nos últimos anos, lavando o dinheiro por meio de empresas, como uma produtora de eventos. “A operação foi complexa e muito importante para desbaratar a organização criminosa”, destacou o delegado João Paulo de Abreu, da 1ª DR/DEIC.
Ver esta publicação no Instagram