A prefeitura oficializou o repasse de R$ 200 mil para a Sociedade Cultural e Beneficente Acadêmicos de Gravataí, escola de samba campeã da Série Ouro do Carnaval de Porto Alegre em 2024.
O apoio financeiro foi ampliado em relação ao ano anterior, reafirmando o compromisso do município com o fortalecimento do carnaval e da cultura local.
Durante a cerimônia oficial, o prefeito Luiz Zaffalon assinou o termo de fomento ao lado do presidente da escola, Anderson Nascimento, do vice-prefeito Dr. Levi Melo, do secretário de Cultura, Patrick Silva, secretário de Governança e Comunicação, Evandro Soares, da diretora de Cultura, Izabel Cristina e do assessor especial do Gabinete do Prefeito para Assuntos de Cultura, Giulliano Pacheco.
“A Acadêmicos de Gravataí representa nossa cidade no maior palco do Carnaval do Estado e, mais do que isso, é um símbolo de arte, resistência e identidade cultural. Esse apoio reforça nosso compromisso com a cultura e com o desenvolvimento do Carnaval, que tanto nos orgulha”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.
O vice-prefeito Dr. Levi Melo também celebrou o momento e relembrou sua experiência no desfile da escola no ano passado. “Foi uma experiência inesquecível poder estar na avenida ao lado dessa comunidade apaixonada pelo samba e pela cultura. Este ano, terei a honra de desfilar novamente e viver essa emoção mais uma vez.”
O presidente da Acadêmicos de Gravataí, Anderson Nascimento, comemorou o suporte da administração municipal. “Esse incentivo é fundamental para que possamos representar Gravataí com ainda mais força no Carnaval de Porto Alegre. A ampliação desse apoio demonstra o reconhecimento do poder público à importância da nossa escola e da cultura do samba”, afirmou.
Com esse novo repasse, somado aos recursos já garantidos em janeiro por meio de emenda parlamentar do deputado Ervino Bohn Gass, também de R$ 200 mil reais, a Acadêmicos de Gravataí recebe um investimento significativo para sua preparação rumo ao bicampeonato no Carnaval de Porto Alegre. O enredo “Paraíso nordestino – Um repente encantado de um povo arretado”, uma homenagem à cultura e à tradição nordestina.
O secretário de Cultura, Patrick Silva, enfatizou a relevância desse fomento. “Esse investimento fortalece a Acadêmicos de Gravataí e impulsiona diretamente a economia criativa, gerando oportunidades para artesãos, músicos, bailarinos e diversos profissionais do setor cultural. O Carnaval é um movimento potente e esse incentivo é um reconhecimento do seu valor para a cidade”, destacou.
Como contrapartida ao apoio da Prefeitura, Gravataí receberá pela primeira vez o Bloco da Onça Negra, um evento carnavalesco inédito no município. A estreia acontece no dia 9 de fevereiro, a partir das 17h30, em frente à Casa de Cultura e na Rua Coberta. A segunda edição será realizada no Parcão da 79, no dia 23 de fevereiro, também a partir das 17h.
Além disso, no mesmo dia, às 18h, a Casa de Cultura receberá algumas fantasias da Acadêmicos de Gravataí para exposição permanente. A pequena cerimônia contará com a presença de autoridades, simbolizando a valorização e o registro histórico do Carnaval de Gravataí.
O assessor especial do Gabinete do Prefeito para Assuntos de Cultura, Giulliano Pacheco, destacou a relevância dessas iniciativas para a cidade.
“Os blocos de Carnaval são uma celebração da alegria, unindo famílias e, especialmente, as crianças de todas as idades. E esse momento será vivenciado em um local tão emblemático para Gravataí, como é a Casa de Cultura, em frente à Rua Coberta. Com essa iniciativa, estamos tornando o Carnaval mais acessível e conectando-o ainda mais com a nossa comunidade”, afirmou. PMG.