A prefeitura, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, segue nesta terça-feira (23), com os trabalhos intensos para reconstruir as áreas afetadas de Gravataí.
A ação inclui poda de árvores, limpeza em bairros e avenidas, utilização de caminhões equipados com garras para remoção de destroços e equipes dedicadas à retirada de entulhos. A SMSU mobilizou todos os servidores para contribuir com a recuperação do município, com jornadas ampliadas, incluindo noites e fins de semana.
As equipes atuam de forma integrada, priorizando ações imediatas para viabilizar recursos físicos. O secretário adjunto da SMSU Laone Pinedo destacou o compromisso da equipe em atender toda a cidade. Ele também afirmou que não haverá descanso enquanto houver um único morador precisando de atendimento.
“Nossa Gravataí foi atingida, no último dia 16, pelo maior evento climático de nossa história. Estamos desde a terça-feira passada com 15 equipes atendendo a toda cidade”, afirmou Laone.
Daniel Amorim, chefe de equipe de rua, ressaltou que a maior dificuldade até o momento é a locomoção e entrada nos locais com árvores caídas em vias públicas.
“Estamos realizando uma ação conjunta com a RGE para retirada de árvores nas redes elétricas, visando restabelecer a energia elétrica o mais rápido possível”, explica.
As equipes seguem nos bairros realizando a normalização do serviço no município. Neste momento, os serviços de rotina foram postergados e um efetivo de 81 colaboradores, 11 motoristas e equipamentos variados, como caminhões toco, caminhões cesto, caminhões garra, motosserras, motopodas, retroescavadeiras e roçadeiras.
A vendedora Cleusa Santos, do bairro Cadiz, expressou sua gratidão pela ajuda da Prefeitura. “Eu não esperava; pensei que demoraria mais tempo. Fiquei muito feliz, pois não tinha como remover as árvores, já que não possuía uma motosserra. Com a ajuda da Prefeitura, tudo ficou mais fácil”, agradeceu. PMG.