A prefeitura decretou emitiu decreto de situação de emergência, em razão das chuvas intensas que atingem nos últimos dias o município de Gravataí. O documento publicado no Diário Oficial, leva em consideração os danos causados à população pelas chuvas dos últimos dias, sejam as inundações, alagamentos ou bloqueio de vias, por buracos ou queda de vegetação.
O município já conta com um acumulado de 260mm de chuva, 10 desabrigados e 50 desalojados, de acordo com a Defesa Civil. O nível do Rio Gravataí está em 4,60m, dois acima do normal. Apesar de toda a cidade ter sido atingida, as regiões mais afetadas e prejudicadas foram: Morungava, Vila Rica, Parada 103, Parque Itatiaia, Jardim do Cedro, Bairro Caça e Pesca, Costa do Ipiranga, Passo das Canoas, Parque dos Anjos, Mato Alto e Sítio Gaúcho. As equipes da Prefeitura seguem na rua orientando e auxiliando a população que precisa de atenção.
O prefeito Luiz Zaffalon, que está na rua acompanhando o trabalho das equipes, lembra que Gravataí está passando por um novo momento climático, mas que a Prefeitura já atua com o objetivo de solucionar estas situações.
“Nosso sistema de drenagem de águas pluviais não suporta uma demanda deste tamanho. São redes ultrapassadas e que precisam ser modificadas. Nós já estamos trabalhando nestas melhorias com o novo e inédito Plano Diretor de Drenagem Urbana, qeu trará grandes mudanças para a rede de drenagem de Gravataí”, explica.
Zaffalon também destaca o empenho de todas as equipes que estão na rua, trabalhando incansavelmente para atender à população.
“Hoje, em teoria, é feriado, mas não podemos virar as costas para a população. Ontem mesmo, durante a apresentação do novo Centro de Operações, avisei aos secretários que a semana será de muito trabalho. As previsões não são as melhores para os próximos dias, a chuva continuará. No entanto, estamos aqui, trabalhando 24h por dia para que possamos, mais uma vez, passar por esta situação”, afirma.
De acordo com o secretário de Obras Públicas Guilherme Ósio, as ações que vêm sendo feitas desde junho de 2023 já surtiram efeito.
“O desassoreamento dos arroios, como o Demétrio, por exemplo, já nos mostrou resultados melhores do que os das últimas grandes chuvas. O trabalho realizado, mesmo com o grande volume de chuvas, mitigou os efeitos na Rua Amapá. De qualquer forma, o monitoramento é constante. Pelas previsões, o volume total de chuvas será muito superior em todo o evento, comparado ao do ano passado”, informa.
Em caso de urgência ou emergência, o cidadão pode ligar para a Guarda Municipal no 153, Corpo de Bombeiros no 193 ou entrar em contato com a Defesa Civil pelo WhatsApp (51) 99677-5371. PMG.