A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, durante os meses de fevereiro e março, foram diagnosticados dois morcegos positivos para a raiva nos bairros Sítio Gaúcho e Centro, em Gravataí.
Para prevenção e evitar propagação do vírus, os técnicos da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, realizam ações de vacinação dos animais próximos ao local onde os morcegos foram encontrados e orientam a população para manter a vacina antirrábica em dia em seus cães e gatos.
Em caso de mordedura, arranhadura ou lambedura, lave o ferimento imediatamente com água corrente e sabão; procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima; realize a profilaxia antirrábica indicada, sem interrupção do tratamento.
O serviço de desalojamento de colônias de morcegos em instalações residenciais, como no forro de casas, por exemplo, deve ser contratado junto à empresa especializada ou profissional devidamente habilitado para a execução do serviço. A Prefeitura de Gravataí não disponibiliza este serviço.
A Vigilância recolhe apenas morcegos que apresentam comportamento anormal e estejam desorientados, caídos no chão, vivos ou mortos, pendurados em local baixo, dentro de imóveis, dentro dos pátios ou via pública.
Caso encontre um morcego nessas condições, a recomendação é ligar para o Departamento de Vigilância em Saúde pelo telefone 3600-7740 ou 3600-7742. PMG.