A prefeitura inaugurou na última sexta-feira (26), o novo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (CAPS AD III), de Gravataí. Entre as novidades do serviço, estão uma nova estrutura com oito leitos de permanência noturna e atendimento 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.
“Essa é mais uma realização do governo municipal para a saúde de Gravataí. Um espaço adequado e que certamente irá qualificar ainda mais os atendimentos em saúde mental para a população”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon, que ressaltou os crescentes investimentos da prefeitura em todas as áreas e para todas as necessidades dos munícipes, tais como educação, infraestrutura e assistência social.
O vice-prefeito de Gravataí, Dr. Levi Melo, também lembrou dos recursos e fomentos direcionados pelo governo municipal à área da saúde, desde a atenção básica, com a construção de 10 novas unidades de saúde, até a atenção hospitalar, com a entrega da nova Emergência SUS e da duplicação dos leitos de UTI no HDJB.
Durante sua fala, o gestor reforçou as melhorias e avanços com a implantação do CAPS AD III, de forma a qualificar o atendimento tanto aos usuários atendidos quanto aos profissionais do serviço que realizam os atendimentos. “Saúde é prioridade no nosso governo”, definiu.
“O CAPS AD III é um serviço do porte da necessidade de Gravataí. Ampliar o acesso àqueles que necessitam de um cuidado voltado à saúde mental é fundamental. Gravataí tem se destacado, cada vez mais, no que se refere à saúde”, complementou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. A entrega faz parte do Avança Atenção Especializada, programa do governo municipal que busca ofertar mais consultas e exames para a população, assim como gerir o acesso a procedimentos especializados.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Peixe, a soma entre os esforços exercidos pelo Executivo e pelo Legislativo para a qualificação e crescimento da cidade tem gerado resultados e entregas importantes para Gravataí. “Mais uma estrutura belíssima para a população. Isso faz parte de um governo sério e responsável na entrega de serviços para a população, transformando a vida das pessoas para melhor”, afirmou.
Localizado na rua Antônio Afonso de Jesus, 85, no bairro Salgado Filho, o CAPS AD III é o serviço especializado de saúde mental que irá qualificar e complementar os atendimentos realizados pelo atual CAPS AD de Gravataí. O novo serviço conta, entre outras melhorias, com consultórios de atendimento, sala de estabilização, sala de aplicação de medicamentos, sala de oficinas coletivas, refeitório e quartos coletivos.
Com atendimentos voltados ao tratamento de pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, o CAPS AD auxilia os usuários de substâncias psicoativas que apresentam uso nocivo e/ou dependência química na reinserção à sociedade, por meio de acolhimento humanizado, de acompanhamento multidisciplinar e, se necessário, de encaminhamento a clínicas/hospitais ou comunidade terapêutica.
Com a nova estrutura – e os oito leitos de permanência noturna -, será possível complementar a construção do Projeto Terapêutico Singular, a fim de observar e monitorar os usuários. No espaço, uma equipe multiprofissional prestará os atendimentos à população, viabilizando a permanência noturna para pessoas a partir dos 18 anos de idade, mediante critérios estabelecidos em portaria do Ministério da Saúde.
Além disso, o município receberá, após a habilitação do CAPS AD III, um acréscimo para o custeio do serviço especializado de saúde mental. Com repasses estaduais e federais – que devem incrementar quase R$ 1 milhão a mais anualmente -, haverá a implementação de melhorias e avanços para o serviço, como o aumento na equipe de enfermagem responsável pelos atendimentos. Via: PMG.