A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura, voltou a promover o Circuito Histórico-Cultural, uma aula de história ao ar livre pelo centro de Gravataí.
A iniciativa, que foi retomada em junho, deste ano, é tradição desde os anos 80, que na época tinha coordenação da gestão do Museu Municipal Agostinho Martha, que está em processo de captação de recursos para restauro.
“Este ano estamos experimentando variadas possibilidades para o roteiro. Tanto girando pela Praça do Museu, pela Praça Mall (Dom Feliciano e da Bíblia), pela Praça do Quiosque, quanto novidades como sessões de cinema mudo, com música ao vivo, na Sala Multicultural, no antigo Cinema do Edifício Schmitz”, declara o Historiador do Departamento de Cultura, Carlos Albani.
Apenas no segundo semestre deste ano, o Circuito já atendeu cerca de 200 pessoas, tanto em chamadas especiais, abertas ao público em geral, como no Dia Estadual do Patrimônio Histórico, em Agosto.
Também sob demanda, como com os CRAS´s e principalmente, com diversas turmas de escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, sobretudo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação (SMED), do Restaurante Sonho Gastronomia e da Casa dos Açores do RS (CAERGS), sendo essa última, muitas vezes, o ponto de culminância do circuito. A agenda para o último trimestre do ano já está completa, mas será reaberta para o próximo ano. PMG.