Agora que o nível do Rio Gravataí atingiu a cota de 2,6m, o status normal se tornou possível retomar as ações de limpeza e desassoreamento do Demétrio, iniciadas em setembro deste ano. Com a água do rio baixando, baixa também os arroios, possibilitando executar as intervenções.
“Vamos trabalhar no desassoreamento do Arroio Demétrio, desde a região da Pirelli até o Rio Gravataí, para prevenir que aconteçam outras inundações na região, como a que vivenciamos em junho deste ano”, reforçou o Prefeito Luiz Zaffalon.
Idealizado em duas etapas, em um primeiro momento será feita a limpeza entre as pontes do parque e a Freeway. Após, o serviço segue até o Rio Gravataí. O trabalho, feito por meio das secretarias de Serviços Urbanos (SMSU), Meio Ambiente (Sema) e Obras Públicas (Smop), já possui licença ambiental.
Ao todo, serão 2,1 km de limpeza de arroio. As secretarias farão a remoção de árvores, galhos e resíduos que estão agravando os casos de alagamentos e transbordo. Contudo, é necessário que haja um período sem chuvas, para que o nível do arroio baixe e as máquinas consigam entrar próximo às margens.
Zaffa ressalta a urgência deste trabalho e afirma que ele terá um grande impacto na vida da população. “Vamos trabalhar com a maior rapidez possível e entregar um serviço de qualidade para a comunidade”, afirma.
De acordo com o secretário de Obras Públicas Guilherme Ósio, a força-tarefa já teve início com a limpeza dos valos na rua Amapá. “Esse não é um trabalho simples, é uma demanda de décadas, que já deveria ter sido feita. Os últimos acontecimentos mostraram a importância e a necessidade desta limpeza. Por isso, nossas equipes já estão preparadas para atender esta determinação do prefeito”, concluiu. PMG.