A prefeitura passará a utilizar imagens de câmeras de monitoramento urbano para aplicar multas a motoristas e passageiros flagrados descartando lixo nas ruas de Gravataí.
A ação visa combater o descarte irregular de resíduos e manter a cidade mais limpa e terá a identificação feita por meio da placa do veículo. A iniciativa, baseada em lei do vereador Carlos Fonseca, também reforça a importância da conscientização ambiental e o respeito às normas de descarte.
“Essa é mais uma iniciativa para nos ajudar a combater o descarte irregular de lixo na cidade. Infelizmente, ainda temos muitos motoristas que depositam esses resíduos em lugares inapropriados, o que causa prejuízos para toda a população. Se todos fizerem a sua parte, podemos transformar nossos bairros em exemplos de limpeza, consciência e cuidado com o espaço urbano”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.
Além das fiscalizações, o município oferece ações educativas, canais de denúncia anônima via WhatsApp, e quatro ecopontos para o descarte correto de resíduos como móveis, restos de obras, eletrônicos e plásticos.
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) destaca que a nova lei amplia a possibilidade de punições e também ajuda a evitar acidentes causados por lixo nas vias. Com isso, a população é incentivada a fazer sua parte para garantir uma cidade mais limpa, segura e sustentável para todos.
Para mais informações ou denúncias, o cidadão pode tirar uma foto e entrar em contato pelo contato (51) 3600 – 7517 (via WhatsApp). Além disso, o munícipe pode realizar uma denúncia anônima e online para a prefeitura.