A prefeitura vai duplicar a oferta de ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas na rede pública de saúde municipal de Gravataí.
Agora irá chegar a mais de 12 mil procedimentos não invasivos anualmente. Com esta ampliação dos exames, será possível reduzir as filas de espera em diversas especialidades. O exame de ressonância magnética não produz efeitos prejudiciais à saúde e não provoca dores aos paciente.
Por meio dele, é possível examinar com precisão diferentes partes do corpo com alta definição, assim como detectar diversas enfermidades, tais como doenças neurológicas, cardiovasculares e ortopédicas.
Mensalmente, o aumento nos exames especializados à população será 105% maior se comparado aos procedimentos realizados até então. Com a tomografia computadorizada, a ampliação será ainda maior, resultando em acréscimo de 118% na oferta do exame.
Assim como a ressonância, a tomografia é indolor e não invasiva. Ela oferece imagens horizontais e em três dimensões, sendo utilizada, por exemplo, em diagnósticos de doenças no crânio, no tórax e no pulmão, assim como em membros inferiores e superiores. O fluxo de atendimento para acessar os procedimentos é semelhante aos demais atendimentos da rede especializada de saúde municipal.
O primeiro contato ocorre com a unidade de saúde de referência do usuário. Após isso, o posto de saúde solicita os atendimentos via Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (Sisem). Por fim, a SMS faz a regulação e o agendamento conforme a prioridade e o número de vagas.PMG.