Foram confirmados este ano no estado cinco casos da mpox, doença viral que foi declarada emergência global, entre eles, um em Gravataí.
A confirmação foi feita pela Secretária Estadual da Saúde, que informou outros dois casos em Porto Alegre, um em Passo Fundo e um outro de um morador de São Paulo, mas que contraiu o vírus na capital gaúcha.
A secretaria ainda afirmou que está finalizando um documento que detalha o balanço e as ações do órgão, com base na declaração de emergência pela OMS. Tal ofício deve ser publicado na semana próxima semana.
Nenhum dos casos até o momento é causado pela nova e mais mortal variante (Clade 1b), que causou surto em países da África e fez com que a OMS decretasse emergência de saúde internacional.
A prefeitura gravataiense emitiu nota esclarecendo que esse caso, refere-se a um caso notificado no início deste ano pelo Ministério da Saúde. O paciente em questão foi acompanhado e encontra-se recuperado da doença.
E informa ainda, que neste momento, não existe nenhum caso ativo no município de Gravataí. A mpox, pode se espalhar entre pessoas e, ocasionalmente, através de objetos e superfícies que foram tocados por infectados.