A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Madalena, recebeu nesta semana o Projeto Serpentes na Escola, em Gravataí. A atividade é uma iniciativa do curso de extensão de Ciências Biológicas da UFRGS e está sob a coordenação da Professora de zoologia Laura Verrastro.
O projeto, que oportuniza o contato direto com os animais em sala de aula e compartilha o conhecimento sobre as espécies por meio de atividades lúdicas, visa desmistificar os temores desnecessários que cercam as serpentes.
O trabalho nas escolas dá luz aos mitos, crenças, superstições e preconceitos que prejudicam a educação ambiental quando se fala de animais como serpentes.
A diretora da escola, Simone Jerônimo, explica que a educação ambiental é um assunto bastante amplo no ensino de ciências.“Por isto, a importância de trazer temas diversificados aos alunos para que, desde a tenra idade, desenvolvam uma mentalidade de preservação ao meio ambiente e consequentemente a proteção dos animais silvestres e domésticos”.
De acordo com os realizadores do projeto, estas ideias pré-estabelecidas corroboram para atitudes errôneas como o abate indiscriminado do animal, devido à cultura popular ou a falta de conhecimento.
Além disso, também foi trabalhado com os alunos o procedimento correto caso espécies como estas sejam encontradas, para que o destino adequado seja dado ao animal. PMG.