O Rio Grande do Sul registrou neste sábado (4), as duas primeiras notificações de suspeita de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.
Um dos casos está sendo investigado em Porto Alegre e outro em Santa Maria. No país, já são 14 casos de intoxicação por metanol e 148 em investigação, além de duas mortes confirmadas.
Além dos casos em investigação, o Ministério da Saúde apura outros 13 óbitos suspeitos, sendo sete em São Paulo, três em Pernambuco, um na Bahia e um em Mato Grosso do Sul.
Os dados divulgados refletem as notificações registradas até as 16h deste sábado, enquanto autoridades reforçam alerta sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa.
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. Os principais sintomas são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, sudorese).
Em caso de identificação dos sintomas, buscar imediatamente os serviços de emergência médica e comunique o fato pelo Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001.








