Ela tem crachá e trabalha com muita dedicação. Estamos falando da Sereia, uma égua que, há mais de dois anos, integra o plano terapêutico dos pacientes da Unidade de Saúde Mental do Hospital Sapiranga. Veja o vídeo!
A tutora da Sereia, Rejane Lopes, contou com orgulho ao Gravataí 24 Horas que a parceria vai além de visitas esporádicas — Sereia participa ativamente do tratamento, com encontros geralmente quinzenais.
Apesar das variações de clima que podem alterar os dias, o compromisso com o bem-estar dos pacientes é prioridade. Durante as sessões, os pacientes realizam atividades de manejo com a égua, como escovar, trançar a crina, caminhar ao lado dela e estabelecer vínculos afetivos.
Essas interações promovem benefícios emocionais e comportamentais, e cada avanço é registrado como parte da evolução terapêutica.
E nos dias comemorativos, como Natal, Páscoa, Festa Junina e outros, Sereia e a cadelinha Akira, que também acompanha a equipe, participam das atividades fantasiadas a caráter, levando ainda mais alegria e encantamento ao ambiente hospitalar.
“A gente observa o que a Sereia trouxe de positivo naquele contato. Muitas vezes, os próprios pacientes relatam como se sentiram após estarem com ela”, conta Rejane. A história de Sereia é um exemplo lindo de como o amor e os animais podem transformar vidas — com sensibilidade, respeito e muita dedicação.
Ver esta publicação no Instagram