Uma rara tempestade de raios sob uma densa camada de fumaça das queimadas chamou a atenção na manhã deste sábado (7), na Serra Gaúcha.
Segundo a MetSul, temporais com raios são absolutamente normais e ocorrem com frequência aqui pelo sul em qualquer época do ano. Mas esses que ocorrem em meio a uma camada de fumaça são pouco comuns.
Foi o que se viu na manhã deste sábado, quando nuvens carregadas se formaram e trouxeram descargas com raios nuvem-solo em meio a fumaça em várias cidades da região.
A instabilidade é consequência do ingresso de ar mais quente e que encontrou a atmosfera mais fria, que ontem trouxe marcas abaixo de zero nos Campos de Cima da Serra.
O avanço do ar mais quente sobre o ar frio, como numa frente quente, acabou por gerar nuvens mais carregadas que provocaram a ocorrência de descargas atmosféricas que chamou a atenção dos moradores.
As tempestades com fumaça também produziram números anormalmente altos de sprites ópticos. Esses brilhos fugazes em forma de água-viva vermelha são a assinatura de tempestades de grande intensidade.