Com a devida licença poética, Natal e Humanização podem, sim, ser sinônimos. Pelo menos é que dá para perceber na ação promovida pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Gravataí e o Hospital Dom João Becker.
Vestida de “Mamãe Noel”, a Presidente da Liga, Valdirene Ferreira, percorreu UTI e Unidades de Internação do hospital acompanhada de músicos que embalavam cantigas natalinas. A ação comoveu colaboradores do HDJB, familiares e pacientes, proporcionando um breve, mas intenso momento de afeto e comunhão.
Ao som do violão de Guilherme Proença e da voz de Nathana Proença, e na companhia da supervisora das unidades de internação do hospital, Nicole Hertzog, a Mamãe Noel circulou pelos corredores e quartos, distribuindo sorrisos e acenos.
Com exceção dos pacientes, todos também recebiam doces. “Foi momento de compartilhar o amor, a troca de sorrisos, de emoção. Esse gesto foi emocionante, pois pudemos proporcionar momentos de alegria para quem está em tratamento de sua saúde”, comenta Valdirene.
Para Nicole, a parceria com a Liga nessa ação trouxe um pouco de conforto para quem irá passar um período tão simbólico do ano dentro de uma unidade hospitalar.
“Realizamos iniciativas como essa com o intuito de melhorar a experiência de nossos pacientes. Foi extremamente gratificante observar a felicidade no rosto de cada um, permeando corredores e quartos do nosso hospital”, destaca a supervisora. Segundo ela, outras ações estão programadas para os próximos dias.
A parceria entre a organização e o hospital já é uma realidade em Gravataí. O Dom João Becker disponibilizou uma sala para a Liga, onde o grupo de voluntários pode se reunir e organizar suas ações.
“Através dessa sala podemos realizar muitas atividades voltadas para prevenção e orientação dos pacientes em tratamento de câncer, além de outras iniciativas de cunho social. Agradeço o apoio e parceria do Grupo de Humanização do Dom João Becker”, ressalta Valdirene.