A prefeitura, por meio da Unidade de Saúde Animal de Gravataí (USAG), informa que está disponibilizando atendimento gratuito para animais com suspeita de esporotricose, em Gravataí.
A esporotricose é uma zoonose causada por um fungo encontrado na natureza, que pode ser transmitida de animais para humanos, sendo os gatos os mais afetados. É importante evitar que os felinos saiam às ruas, pois é nesses ambientes que eles geralmente entram em contato com o fungo causador da doença.
Nos animais: feridas profundas na pele que não cicatrizam e evoluem rapidamente, além de espirros frequentes. Nos humanos: surgimento de nódulos avermelhados que se transformam em feridas, dores articulares e febre.
A esporotricose tem tratamento, mas ele é longo e requer acompanhamento contínuo tanto para os animais quanto para os humanos. Após a consulta com o médico veterinário, será indicado o tratamento adequado.
Local: Rua Anníbal Carlos Kessler, 152 – Moradas do Sobrado. Atendimento: de seg. a sex, das 8h30 às 11h. (Retirada de fichas por ordem de chegada, com prioridade para casos de urgência).
A Prefeitura reforça que a saúde dos animais e humanos é importante procurar atendimento aos primeiros sinais da doença. PMG.