Um velho conhecido dos gaúchos vai se apresentar nos próximos dias e trazer uma mudança de tempo para todo o Rio Grande do Sul. É o conhecido veranico de maio.
Este sábado, ainda sob o domínio de ar muito seco, teve mais uma madrugada com mínima que caiu abaixo de zero no estado gaúcho com 1,7ºC negativo em São José dos Ausentes. Nos próximos dias, entretanto, a tendência é de elevação das mínimas e principalmente das máximas em todo território gaúcho.
Segundo a MetSul, não se espera uma grande onda de calor ou mesmo calor de verão, afinal é quase fim de maio, mas são projetadas para a semana que vem temperaturas máximas muito acima da média desta época do ano. Os modelos numéricos indicam máximas na semana que vem de 28ºC a 30ºC em quase todo estado.
A previsão para a capital indica uma segunda-feira com mínima oficial de 16ºC e máxima em torno de 26ºC. Na terça, variação de 15ºC a 27ºC ou 28ºC. Na quarta, 14ºC a 27ºC ou 28ºC. Na quinta, mínima de 15ºC a 16ºC e máxima de 28ºC a 29ºC. Na sexta-feira, com frente fria avançando, modelos indicando até quase 30ºC.
Claro que não é calor de verão, contudo, máximas nestes patamares estão muito acima da média desta época do ano. A temperatura máxima média histórica de Porto Alegre, pela série 1991-2020, é de 22,6ºC e considera o mês inteiro, mas, enfim teremos uma semana mais agradável antes da chegada definitiva do inverno.