Após denúncias de maus-tratos na EMEI Nossa Senhora de Fátima, o vereador Zeca Knevitz (Zeca Transportes), apresentou um Projeto Indicativo que prevê a instalação de câmeras em todas EMEIs de Cachoeirinha.
A proposta, chamada de “Sala Assistida”, garante que pais ou responsáveis possam acompanhar seus filhos em tempo real pela internet, com acesso restrito e seguro por meio de senhas. As imagens também ficarão armazenadas por até cinco anos, sob controle da Secretaria Municipal de Educação e da área de segurança.
As câmeras deverão ser instaladas em salas de aula, corredores, entradas, saídas e demais áreas comuns frequentadas pelas crianças. A gravação será proibida em locais de privacidade, como banheiros, vestiários e áreas de troca de fraldas das escolas infantis. O caso denunciado esta semana foi noticiado aqui.

Segundo o vereador, que também preside a Comissão de Educação, o objetivo é proteger as crianças, promover a transparência nas escolas e coibir qualquer forma de violência. Municípios como Valinhos (SP) e Patrocínio (MG) já adotaram medidas semelhantes em suas escolas infantis.