O vereador Roger Corrêa esteve reunido com o Fabiano Dallazen, Diretor de relações institucionais da Aegea, nesta quarta-feira (6), em Porto Alegre.
O encontro foi feito para entregar pessoalmente um ofício solicitando providências urgentes para a antecipação das obras de esgotamento sanitário na região do Rincão da Madalena, que abrange as comunidades da Nova Conquista e Nova Esperança, em Gravataí. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Projetos e Captação de Recursos Guilherme Ósio e o Deputado Estadual Dimas Costa, que acompanhou a comitiva liderada pelo parlamentar.
A solicitação foi motivada pelos investimentos previstos no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que irá destinar R$ 39 milhões para a qualificação integral da infraestrutura urbana da região. O montante será utilizado na construção um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um Ecoponto, um parque linear, além da regularização fundiária do bairro e obras de infraestrutura viária, como drenagem urbana e pavimentação.
O projeto faz parte do programa Periferia Viva, e os recursos são fruto de um financiamento obtido junto ao Governo Federal. A conquista desses investimentos, conforme destacou o vereador Roger Corrêa, só foi possível graças à seriedade da atual gestão municipal do governo Zaffa, que mantém as contas públicas equilibradas e uma saúde financeira que permite ao Município participar de programas federais com exigência de contrapartida e capacidade de pagamento.
“Gravataí foi contemplada porque hoje tem uma administração responsável, que honra compromissos e mantém a cidade apta a acessar recursos importantes como esse. Agora, nosso objetivo é garantir que todas as etapas da obra estejam bem coordenadas, especialmente as de saneamento básico, para evitar prejuízos e retrabalho”, destacou o vereador.
O ofício entregue à Corsan solicita que a AEGEA Metrosul, concessionária responsável pelo sistema de esgotamento sanitário, *antecipe as intervenções previstas para a região*, originalmente agendadas para iniciar apenas em 2025. A antecipação é fundamental, uma vez que as obras de urbanização da Prefeitura têm previsão de início já em 2026. O pedido visa evitar que obras de pavimentação e drenagem precisem ser desfeitas posteriormente para implantação das redes de esgoto.
O secretário Guilherme Ósio reforçou durante a reunião a importância do alinhamento entre os entes públicos e a concessionária, visando a *execução eficaz do cronograma de obras*. “É uma oportunidade histórica de transformar essa região e melhorar a vida de milhares de moradores. Para isso, é essencial que todas as etapas avancem em sincronia”, afirmou.
A comitiva retornou com a sinalização positiva da Corsan para análise técnica do pleito e continuidade do diálogo institucional. A expectativa é de que os próximos meses sejam marcados por avanços na coordenação entre o Município, a concessionária e o Governo Federal, consolidando uma das maiores intervenções urbanas da história recente de Gravataí.