A prefeitura realizou a II Capacitação dos Vigias Escolares Municipais, promovida pela Secretaria de Educação. A formação abordou temas como inclusão, primeiros socorros e segurança nas escolas municipais de Gravataí.
Com aulas realizadas no Centro Administrativo e atividades práticas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Idelcy Silveira Pereira, a atividade reuniu 82 servidores. Em Gravataí, todas as 75 escolas municipais contam com ao menos um vigia cada, sendo que escolas maiores possuem mais de um profissional.
“Esses profissionais são o primeiro ponto de contato ao chegar em uma escola. Diante dos desafios atuais e da necessidade de fortalecer a cultura de segurança e acolhimento no ambiente educacional, ações como essa tornam-se indispensáveis para garantir uma atuação eficaz e preventiva nas escolas municipais”, destaca Rafael Santos, coordenador dos vigias escolares.
Realizada entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, a capacitação teve palestras de representantes de diversos órgãos de segurança. A Brigada Militar, por meio do 17º BPM, apresentou orientações voltadas à segurança das instituições de ensino.
O delegado de Polícia Civil, Dr. João Paulo, de Cachoeirinha, reforçou a relevância do papel do vigia escolar. O guarda municipal de Gravataí Eliseu Guedes, por sua vez, abordou aspectos práticos da rotina de trabalho, como preenchimento de livro de ocorrências, encaminhamento de situações e técnicas de controle emocional e mediação de conflitos.

Ainda durante a programação, a promotora de Justiça Dra. Priscilla Ramineli Leite, titular da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Gravataí, conduziu uma palestra sobre o Projeto Sinais, que trata da prevenção e enfrentamento à violência no ambiente escolar.
Criado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), o projeto tem o objetivo de orientar e capacitar profissionais, entre outros públicos, da comunidade escolar para reconhecer os sinais apresentados pelos jovens que podem desencadear episódios agressivos.
A capacitação também teve uma aula prática sobre primeiros socorros, ministrada pelo socorrista Rafael Oliveira, o Rafa da Ambulância. Por fim, abordou sobre inclusão, com a professora Valesca Santos, coordenadora do setor de Educação Especial da SMED. PMG.