O vereador Bombeiro Batista (União Brasil), encaminhou uma proposta que autoriza a criação e implantação de uma farmácia municipal 24 horas, que funcionaria dentro de postos de saúde e UPAs de Gravataí.
Segundo a justificativa da proposta encaminhada à Câmara Municipal, visa auxiliar a população a obter medicamentos quando em atendimento na rede pública de saúde, logo após finalizar a consulta médica.
Pois após o fechamento da farmácia municipal, os pacientes atendidos nos postos de saúde e UPAs, são obrigados a esperar até o dia seguinte para obterem integralmente os medicamentos prescritos, já que muitas vezes, a população não reúne condições financeiras para comprar remédios de forma imediata nas farmácias.
Cabe enfatizar, que os pacientes quando atendidos em um Pronto Atendimento, em uma sexta-feira à noite, por exemplo, são obrigados a esperar até o início da segunda-feira, para obterem toda a medicação necessária.
Em nota ao Gravataí 24 Horas Notícias, Batista disse: “Estou propondo a criação de um serviço de farmácia integrado ao Pronto Atendimento Público, para minimizar um dos mais graves problemas da saúde, que é a distância entre o diagnóstico e o tratamento, a qual quanto mais curta, melhor resultado terapêutico ocasionará.”
A Farmácia poderá funcionar dentro de Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias da semana, ou nos postos de saúde a serem definidos pela Prefeitura Municipal de Gravataí.