A chegada de novos episódios de chuva extrema trará inundações e mais enchentes a partir desta semana e vai atingir o Rio Grande do Sul. O alerta é da MetSul Meteorologia.
Segundo a MetSul, a chuva excessiva atingirá o centro, oeste e o sul do território gaúcho com marcas que em apenas três a quatro dias devem atingir entre a média e o dobro da média histórica de chuvas do mês inteiro.
O sol aparece em todo o estado nesta segunda-feira, com o ingresso de ar quente pela condição pré-frontal traz muito calor para os gaúchos, com máximas à tarde de 31ºC a 34ºC em muitas cidades.
No final do dia, uma frente fria alcança o oeste e o sul gaúcho com chuva forte, temporais com raios e risco de granizo e vento forte em alguns pontos do estado.
A partir daí, passa a chover muito nos dias seguintes em pontos do oeste e da metade sul. Podendo ocorrer mais temporais com granizo e vento, com a instabilidade alcançando pontos outras regiões até o final do dia.
A previsão aponta para volumes de chuva até quinta-feira de 100 mm a 200 mm em muitas áreas do sul e do oeste do estado. Haverá pontos em que as precipitações devem alcançar os 300 mm.