Thiago De Leon, de 28 anos, noivo de Alexia Rosa, sempre foi uma criança feliz, onde quer que estivesse, estava pulando, brincando e aprontando. Estudou em escolas públicas e privadas. Percorreu uma longa trajetória com muita garra, até ser hoje, um dos 21 vereadores que compõe a Câmara Municipal de Gravataí.
Desde o início, Thiago sempre foi muito questionador, querendo entender o porquê das coisas. Isso muitas vezes gerava debates e tirava o sossego de professores na sala de aula. Com isso, a partir do primeiro ano do ensino médio, quando começou a se dedicar a estudar os clássicos da Ciência Política, começou a entender o impacto que a desigualdade social possui na vida das pessoas.
O seu questionamento era, porque no colégio público alguns colegas não tinham banheiro em casa e no outro a discussão era para qual cidade iria nas férias. Isso sempre permaneceu na cabeça dele. E foi daí que veio a vontade de entender a sociedade, por isso, prestou o vestibular ainda no terceiro ano para Ciências Sociais, Sociologia, na UFRGS.
O já adolescente Thiago, se dedicou aos estudos e foi aprovado direto para ingressar na faculdade pública aos 17 anos. A partir daí um novo mundo se apresentou e ele passou a entender esses fenômenos da vida. Mesmo não tendo grande desempenho na escola, quando começou a estudar o que gostava na faculdade, Thiago passou a se destacar, sendo o melhor da turma.
Devido a seus esforços, ganhou uma bolsa de estudos na Università Ca’ Foscari Venezia, na Itália, para estudar Ciência Política. Ao retornar, se graduou com mérito acadêmico na UFRGS, tendo esse destaque por ter quase apenas “As” no currículo. Trabalhou em diversos institutos de pesquisa reconhecidos e empresas de tecnologia.
Em 2019, Thiago abriu a sua primeira empresa. Porém, em seu coração ardia a vontade de ajudar alunos com dificuldade para entrar no Ensino Superior, então decidiu iniciar o projeto Agarre o Saber, um cursinho gratuito preparatório para o ENEM. Neste projeto, Thiago se reconecta com aquilo que ele mais gostava: dar aulas, mas sobretudo, ajudar as pessoas a superarem as barreiras das desigualdades sociais através do ensino.
No entanto, para trazer mais impacto na vida das pessoas, ele decidiu embarcar na vida pública, lançando sua candidatura a Vereador com a inovadora proposta de realizar mensalmente a doação de metade do salário de parlamentar para escolas públicas no município. De Leon, com a ajuda de voluntários, foi eleito Vereador em Gravataí.
Em sua atuação pública, todos os meses, renova esse compromisso doando seu salário para as escolas. Para incentivar a democracia interna, a própria comunidade escolar decide onde será usado o valor da doação. Reconhecido também por propor diversos projetos, apresentou mais de 50 projetos de Lei que tratam sobre diversas áreas, mas sobretudo educação, direito das mulheres e outros.
Além disso, conseguiu a aprovação de PLs significativos, como Todos por Todas, Educador Nota 10 e Vereador Por Um Dia. Thiago é conhecido por seus pontos de vista firmes, em defesa dos mais pobres, mas sempre tendo o olhar para quem produz e empreende. Tendo a confiança e bom relacionamento com empresários, conseguiu parcerias para auxiliar escolas necessitadas.
Um dos seus projetos de maior orgulho, o Agarre o Saber, já atendeu mais de 1.000 alunos, tendo dezenas de aprovados em universidades públicas e privadas. Ele já atingiu mais de 7.000 alunos a partir das palestras gratuitas que realiza mensalmente sobre como ingressar no ensino superior. Além de já ter doado mais de 120 mil reais do seu próprio salário para escolas públicas.
Hoje apresentamos um pouco da história de vereador Thiago De Leon. Esse quadro, irá apresentar até o final deste ano, um resumo da história e luta dos vereadores de Gravataí.