Uma onda de tempestades deve chegar a partir de amanhã, com risco elevado de chuva localmente forte e rajadas de vento em alguns pontos do Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, a sexta-feira e o sábado terão elevado risco de formação de tempestades que, isoladamente, podem ser fortes a severas, com possibilidade de transtornos e danos em diferentes localidades.
Uma corrente de jato (corredor de vento na baixa atmosfera), embora não intensa, vai trazer ar mais quente com o fluxo de ar quente, a instabilidade receberá energia para a formação de tempestades.
Embora já possam ocorrer episódios de chuva forte e temporais a partir de amanhã cedo, a probabilidade maior de instabilidade se dará da tarde para a noite, tanto na sexta-feira quanto no sábado.
Todas as regiões gaúchas devem ter chuva com volumes que devem variar muito de uma localidade para outra, mas se antecipa que haverá vários pontos em que as precipitações podem ser localmente intensas.
Um cenário muito provável é de chuva localmente forte a intensa que poderá trazer volumes muito altos em curtos períodos, o que poderá resultar em alagamentos e inundações repentinas.
Uma projeção mostra vento forte a intenso em diferentes locais, inclusive com risco de rajadas acima de 100 km/h em algumas regiões.